Visita ao Inhotim pt.1

  •      Adriana Varejão

          A visita ao Instituto Inhotim se iniciou com uma visita à Galeria Adriana Varejão junto ao grupo.

De início, os primeiros comentários da visita foram a respeito do prédio que abriga as obras de Varejão, em uma análise puramente estética do cenário modernista do exterior da galeria. Na minha opinião, um dos prédios mais interessantes do Instituto, ainda que siga o padrão do "Cubo Branco Modernista" que viria a ser problematizado nas discussões posteriores. Em segunda análise, a entrada da galeria passa por um espelho d'água que agrada pela beleza.

    Pelo trabalho de Varejão se caracterizar, muitas vezes pelo uso dos azulejos, foi observado posteriormente que o prédio acaba dialogando com a obra que abriga, por estética ou por padrões geométricos. 

O uso da arquitetura do caos nas obras de Varejão é muito chamativo, sobretudo nas obras “Linda do Rosário” e “Celacanto Provoca Maremoto”, muito pelo uso, no primeiro caso, da ideia de destruição e morte, sendo essa uma obra intensa e carregada, tem um aspecto visualmente pesado logo à primeira vista. No segundo caso, é interessante a observação de uma obra que ocupa todas as quatro paredes de uma sala, o que dá a possibilidade de ocupar o espaço obra para representar a ligação e a força do mar, por fim, reforçando uma história colonial entre Brasil e Portugal, valendo-se da azulejaria portuguesa e do Barroco.


Grupo: João Henrique Pianetti, Helio Gomes, Henrique Ávila, Ryan Vitor, Letícia Mariano, Ana Luiza Malaquias, Larissa Silva, Samara Moura




Comentários

Postagens mais visitadas